- Ana Clara Leschnhak
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 03/03/2023
Idade : 12
Escola : Colégio Estadual Colônia Murici
exercício 2.22 resolvido
Qui Dez 07, 2023 9:54 am
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 2.22
* Tema: Função WHILE
* Atividade: Fazer um led piscar 10 vezes usando o while()com uma tecla para interromper
* Descrição: Montar um pisca e colocar dentro da função while controlando os loops
* Hardware: Ligar um led em um pino digital configurado como SAÍDA e uma tecla como SAíDA pullup
* Comandos: pinMode, digitalWrite, while(), break
* DICA1: A função while() será usada para fazer o pisca rodar com número controlado de ciclos
* DICA2: Usar uma variável de controle e incrementar a cada volta
* DICA3: Usar um pisca-pisca de um led dentro do while()
* DICA4: Fazer a leitura da tecla e rodar um break para interromper o pisca
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3// define led e pino
#define tecla1 2//define tecla e pino
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte x = 0;//variavel é igual á zero
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode(led, OUTPUT);//configura a saida
pinMode(tecla, INPUT_PULLUP);//configura a entrada
}
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
while(x < 10){//se for verdadeira se executará no bloco abaixo
if(!digitalRead(tecla1))break;//enquanto for verdadeiro se executará no bloco
digitalWrite(led1, HIGH);//acende o led
delay(100);//tempo do led
digitalWrite(led1, LOW);//apaga o led
delay(100);//tempo do led
}
x = 0;//x é igual a zero
delay(100);//tempo do led
}
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 2.22
* Tema: Função WHILE
* Atividade: Fazer um led piscar 10 vezes usando o while()com uma tecla para interromper
* Descrição: Montar um pisca e colocar dentro da função while controlando os loops
* Hardware: Ligar um led em um pino digital configurado como SAÍDA e uma tecla como SAíDA pullup
* Comandos: pinMode, digitalWrite, while(), break
* DICA1: A função while() será usada para fazer o pisca rodar com número controlado de ciclos
* DICA2: Usar uma variável de controle e incrementar a cada volta
* DICA3: Usar um pisca-pisca de um led dentro do while()
* DICA4: Fazer a leitura da tecla e rodar um break para interromper o pisca
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3// define led e pino
#define tecla1 2//define tecla e pino
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte x = 0;//variavel é igual á zero
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode(led, OUTPUT);//configura a saida
pinMode(tecla, INPUT_PULLUP);//configura a entrada
}
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
while(x < 10){//se for verdadeira se executará no bloco abaixo
if(!digitalRead(tecla1))break;//enquanto for verdadeiro se executará no bloco
digitalWrite(led1, HIGH);//acende o led
delay(100);//tempo do led
digitalWrite(led1, LOW);//apaga o led
delay(100);//tempo do led
}
x = 0;//x é igual a zero
delay(100);//tempo do led
}
- Thiaguin
- Mensagens : 201
Data de inscrição : 03/03/2020
Re: exercício 2.22 resolvido
Sáb Mar 23, 2024 11:19 am
Re: exercício 2.22 resolvido
Sáb Jun 15, 2024 10:25 am
Mesma situação do anterior, com a divergencia entre os nomes no define e os nomes no programa
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