- brunodavidsteiner
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Data de inscrição : 21/05/2022
Escola : Juscelino K. de Oliveira
exercicio 2.1 resolvido
Ter Abr 18, 2023 9:29 am
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 2.1
* Tema: Função IF
* Atividade: Associar um LED a uma tecla
* Descrição: Quando pressionar uma tecla um led deve acender
* Hardware: Ligar uma tecla a uma das pino digital configurado como ENTRADA e um led em outro pino digital configurado como SAÍDA
* Comandos: pinMode, digitalRead, digitalWrite, PULLUP, !(operador NOT), IF
* DICA1: A função !(not) deve ser usada antes de cada tecla porque a tecla está com resistor de pullup e ligada ao 0V, logo fica em DOWN quando pressionada
* DICA2: Usar a função if() e na condição testar se a tecla foi pressionada, se sim acender o led
* DICA3: Operadores Lógicos == , != , > , < , >= , <= , !
* QUESTÃO: Testar qual condição retornada nas seguintes operações, responda verdadeiro ou falso:
* 0 negativo
* 1 positivo
* 25 positivo
* 5 - 10 positivo
* 13 - 13 positivo
* 0 == 0 ppositivo
* 1 != 0 positivo
* (1 - 1) == 0 positivo
* 5 > 10 negativo
* 6 < 6 negativo
* 6 >= 6 positivo
* (3 + 4) < (10 - 20) negativo
* !1 negativo
* digitalRead(tecla1)
* !digitalRead(tecla1)
* digitalRead(tecla1) == LOW
* analogRead(A0) > 250
* variavel > 100
* variavel == FALSE
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define tecla 10//define a tecla no pino 10
#define led 4//define o led no pino 4
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
bool aceso = 0;//variavel bol = 0
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode(tecla, INPUT_PULLUP);//programa a tecla como entrada
pinMode(led, OUTPUT);//programa o led como saida
}
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
aceso = 0;//define que aceso e = 0
if(0 == 1){//se 0 for igual a 1 ele vai dar verdadeiro e se for diferente vai dar falso
digitalWrite(led, HIGH);//acende o led
aceso = 1;//aceso e = a 1
delay(10);//pausa de tempo de 10 milisegundos
}
digitalWrite(led, aceso);//acende o led
}
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 2.1
* Tema: Função IF
* Atividade: Associar um LED a uma tecla
* Descrição: Quando pressionar uma tecla um led deve acender
* Hardware: Ligar uma tecla a uma das pino digital configurado como ENTRADA e um led em outro pino digital configurado como SAÍDA
* Comandos: pinMode, digitalRead, digitalWrite, PULLUP, !(operador NOT), IF
* DICA1: A função !(not) deve ser usada antes de cada tecla porque a tecla está com resistor de pullup e ligada ao 0V, logo fica em DOWN quando pressionada
* DICA2: Usar a função if() e na condição testar se a tecla foi pressionada, se sim acender o led
* DICA3: Operadores Lógicos == , != , > , < , >= , <= , !
* QUESTÃO: Testar qual condição retornada nas seguintes operações, responda verdadeiro ou falso:
* 0 negativo
* 1 positivo
* 25 positivo
* 5 - 10 positivo
* 13 - 13 positivo
* 0 == 0 ppositivo
* 1 != 0 positivo
* (1 - 1) == 0 positivo
* 5 > 10 negativo
* 6 < 6 negativo
* 6 >= 6 positivo
* (3 + 4) < (10 - 20) negativo
* !1 negativo
* digitalRead(tecla1)
* !digitalRead(tecla1)
* digitalRead(tecla1) == LOW
* analogRead(A0) > 250
* variavel > 100
* variavel == FALSE
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define tecla 10//define a tecla no pino 10
#define led 4//define o led no pino 4
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
bool aceso = 0;//variavel bol = 0
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode(tecla, INPUT_PULLUP);//programa a tecla como entrada
pinMode(led, OUTPUT);//programa o led como saida
}
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
aceso = 0;//define que aceso e = 0
if(0 == 1){//se 0 for igual a 1 ele vai dar verdadeiro e se for diferente vai dar falso
digitalWrite(led, HIGH);//acende o led
aceso = 1;//aceso e = a 1
delay(10);//pausa de tempo de 10 milisegundos
}
digitalWrite(led, aceso);//acende o led
}
Re: exercicio 2.1 resolvido
Sex Abr 28, 2023 8:45 pm
Oi Bruno, na questão onde precisa marcar verdadeiro ou falso, marcou positivo e negativo. E tem uma diferença entre essas palavras.
Negativo e positivo é usado para determinar se um numero está acima ou abaixo de 0.
Já o verdadeiro ou falso, true ou false, 1 ou 0, 0V ou 5V, podem ser usados para determinar o resultado de uma comparação.
No programa escrever um if (0 ==1) concorda que sempre vai dar falso e nunca vai rodar o bloco. Um desses elementos de comparação precisa ser uma variável, um pino, o resultado de uma conta ou expressão, senão o programa não funciona.
Negativo e positivo é usado para determinar se um numero está acima ou abaixo de 0.
Já o verdadeiro ou falso, true ou false, 1 ou 0, 0V ou 5V, podem ser usados para determinar o resultado de uma comparação.
No programa escrever um if (0 ==1) concorda que sempre vai dar falso e nunca vai rodar o bloco. Um desses elementos de comparação precisa ser uma variável, um pino, o resultado de uma conta ou expressão, senão o programa não funciona.
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