Robótica Livre
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Gustavo Machado
Gustavo Machado
Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/05/2023
Idade : 16
Escola : Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas

exercício 1.8 Empty exercício 1.8

Seg Ago 21, 2023 3:43 pm
/*
* Exercicio: 1.8
* Tema: Pinos Digitais
* Atividade: Fazer um pisca-pisca com 2 leds alternando entre um aceso e outro apagado com a velocidade controlada pelas teclas UP(aumenta a velocidade) e DOWN (diminui a velocidade)
* Descrição: Usar a leitura das teclas e multiplicar por uma constante para fazer o incremento e decremento da velocidade
* Hardware: Ligar os leds em dois pinos digital configurado como SAÍDA e as teclas em outros pinos digitais
* Comandos: pinMode, digitalWrite, delay, PULLUP
* Dica1: Usar os operadores matemáticos para aumentar e diminuir o tempo do pisca
* Dica2: A tecla quando não está pressionada fica em HIGH (1) e quando pressiona o pino é aterrado e vem para nível lógico LOW (0)
* Dica3: Todo numero multiplicado por zero 0 é igual a zero, e todo numero somado com zero é igual a ele mesmo
* Dica4: Para incrementar o tempo quando a tecla UP for pressionada, o valor fica 1, deve ser multiplicado por um numero e somado ao valor do tempo
* Dica5: Usar uma variável tipo Byte para o tempo, essa quando chega em 255 e incrementada volta a zero.
* Dica6: Multiplicar 255 por um valor para chegar ao tempo desejado,
*/

//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3 //Definido que o pino 3 vai se chamar "led1"
#define led2 4 //Definido que o pino 4 vai se chamar "led2"
#define teclaup 2 //Definido que o pino 2 vai chamar-se "teclaup"
#define tecladown 13 //Definido que o pino 12 vai chamar-se "tecladown"

//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte tempo= 10; //variavel do tipo byte com o valor 10

//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
Serial.begin(9600); //define o fluxo de dados para a placa
pinMode(led1, OUTPUT); //define o led1 como saida
pinMode(led2, OUTPUT); //define o led2 como saida
pinMode(teclaup, INPUT_PULLUP); //define a tecla pressionada como uma entrada com resssitor de pullup
pinMode(tecladown, INPUT_PULLUP); //define a tecla pressionada como uma entrada
}

//FUNÇÕES COMPLEMENTARES


//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
tempo -= !digitalRead(teclaup)*10; //o tempo sera igual ao tempo menos o valor da teclaup multiplicado por 10
tempo += !digitalRead(tecladown)*10; //o tempo sera igual ao tempo mais o valor da tecladown multiplicado por 10
digitalWrite(led1, HIGH); //faz com que o led1 acenda
digitalWrite(led2, LOW); //faz com que o led2 desligue
delay(tempo); //define o delay pela variavel tempo
digitalWrite(led1, LOW); //faz com que o led1 desligue
digitalWrite(led2, HIGH); //faz com que o led1 acenda
delay(tempo); //define o delay pela variavel tempo
}
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
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Idade : 52
Escola : Colegio Lindaura
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exercício 1.8 Empty Re: exercício 1.8

Dom Set 24, 2023 2:58 pm
Muito bom Gustavo, nota 10.0
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