Exercício 4.04 Organizador de Números
Qui Abr 16, 2020 6:33 pm
- Código:
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 4.4
* Tema: Organizar numeros
* Atividade: Carregar 5 numeros randomicos num vetor e organiza-los
* Descrição: usar a função random para gerar numeros entre 1 e 99, guardá-los num vetor de 10 posições, depois rodar o algoritmo para organizá-los
* Hardware: Montar o display
* Comandos: lcd.print(); for(); if(); random(1,99);
* Dica1: String é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
* Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
* Dica3: A cada 300ms realiza um ciclo de organização dos numeros para poder acompanhar a evolução do processo
* Dica4: A estratégia usada será a o algoritmo de ordenação por troca, descrito no livro "C completo e total", pag 502, mesmo que o bubble https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_ordena%C3%A7%C3%A3o
* Dica5: Inserir um temporizador no processo para acompanhar as trocas
* Dica6: Testar primeiro elemento se é maior que o segundo, se for inverte os dois de lugar
* Dica7: Para mostrar as 10 posições use as duas linhas do display, colocando 5 valores na primeira linha e 5 na segunda linha
* Dica8: Usar uma tecla para controlar o inicio do proximo ciclo
* Dica9: Quando chegar ao final acender um led indicando o fim do algoritmo
* PLANO DE IMPLANTAÇÃO:
* 01 - Usar um botão para start e o tempo de pressionado usar na função randomSeed() para garantir a aleatoriedade
* 02 - Gerar os números Aleatórios e guardar nas posições do vetor
* 03 - Mostrar on numeros no display, colocar os 5 primeiros na primeira linha separados por " " espaço e os outros 5 na segunda linha
* 04 - Iniciar as comparações da posição 0 com a 1
* 05 - Caso o número na posição 0 seja maior que na 1, fazer a inversão usando uma variável temporária, senão testar a posição 1
* 06 - Caso uma posição anterior tenha um número maior que a posição subsequente, reiniciar o contador
* 07 - A cada inversão realizada mostrar o vetor no display e temporizar para ficar perseptível a evolução do algoritmo
* 08 - Caso o contador atinja o último valor do vetor a ordenação estará concluida, então sinalizar no led
*/
//DEFINICOES INICIAIS
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
}
Monica Moreno gosta desta mensagem
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|