Robótica Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
Admin
Mensagens : 5115
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 52
Escola : Colegio Lindaura
https://roboticalivre.forumeiros.com

Exercício 4.04 Organizador de Números Empty Exercício 4.04 Organizador de Números

Qui Abr 16, 2020 6:33 pm
Código:
/*
 * CURSO DE ROBOTICA 2020
 *
 * Exercicio: 4.4
 * Tema: Organizar numeros
 * Atividade: Carregar 5 numeros randomicos num vetor e organiza-los
 * Descrição: usar a função random para gerar numeros entre 1 e 99, guardá-los num vetor de 10 posições, depois rodar o algoritmo para organizá-los
 * Hardware: Montar o display
 * Comandos: lcd.print(); for(); if(); random(1,99);
 * Dica1: String é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
 * Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
 * Dica3: A cada 300ms realiza um ciclo de organização dos numeros para poder acompanhar a evolução do processo
 * Dica4: A estratégia usada será a o algoritmo de ordenação por troca, descrito no livro "C completo e total", pag 502, mesmo que o bubble https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_ordena%C3%A7%C3%A3o
 * Dica5: Inserir um temporizador no processo para acompanhar as trocas
 * Dica6: Testar primeiro elemento se é maior que o segundo, se for inverte os dois de lugar
 * Dica7: Para mostrar as 10 posições use as duas linhas do display, colocando 5 valores na primeira linha e 5 na segunda linha
 * Dica8: Usar uma tecla para controlar o inicio do proximo ciclo
 * Dica9: Quando chegar ao final acender um led indicando o fim do algoritmo
 * PLANO DE IMPLANTAÇÃO:
 * 01 - Usar um botão para start e o tempo de pressionado usar na função randomSeed() para garantir a aleatoriedade
 * 02 - Gerar os números Aleatórios e guardar nas posições do vetor
 * 03 - Mostrar on numeros no display, colocar os 5 primeiros na primeira linha separados por " " espaço e os outros 5 na segunda linha
 * 04 - Iniciar as comparações da posição 0 com a 1
 * 05 - Caso o número na posição 0 seja maior que na 1, fazer a inversão usando uma variável temporária, senão testar a posição 1
 * 06 - Caso uma posição anterior tenha um número maior que a posição subsequente, reiniciar o contador
 * 07 - A cada inversão realizada mostrar o vetor no display e temporizar para ficar perseptível a evolução do algoritmo
 * 08 - Caso o contador atinja o último valor do vetor a ordenação estará concluida, então sinalizar no led
 */
//DEFINICOES INICIAIS


//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
 
  
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
 
}

//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
 

//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {

}      

Monica Moreno gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos