- Lucasbazza
- Mensagens : 68
Data de inscrição : 05/03/2024
Idade : 11
Escola : Escola Estadual Colonia Murici
exercicio 4.1
Qui Out 10, 2024 9:32 am
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2019
*
* Exercicio: 4.1
* Tema: Basico de Vetor
* Atividade: Conhecimentos iniciais sobre vetores
* Descrição: Ralizar a declaração a inicialização dos vetores para os testes dos recursos de programação
* Hardware: Montar o display e a porta serial para as entradas e saídas de dados
* Comandos:
* Dica1: Vetor é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
* Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
* Dica3: Para inicializar o vetor com valores na declaração: char vetor1[5] {10,20,30,40,50}; // declara um vetor tipo char com 5 valores e carrega com os valores da chave
* Dica4: Exercício 1 - Apresentar os valores do vetor1 no display
* Dica5: Exercício 2 - Usar a função for() para apresentar o mesmo resultado
* Dica6: Exercicio 3 - Caso na inicialização do vetor, não preencher todas as posições o compilador preenche com zeros: float vetor1[5] = {5}; // primeiro valor 5 e demais 0, comprove declarando e inicializando o vetor, depois apresente os elementos no display
* Dica7: Exercicio 4 - Para mudar um valor pode acessá-lo diretamente vetor1[3] = 45; //troca o valor da posição 4 de 40 para 45, lembrando que nesse caso começa em 0 e vai a 4, mude algum valor de qualquer vetor e apresente os valores no display para comprovar
* Dica8: Exercicio 5 - Para passar o valor de uma posição do vetor para uma variavel: variavel = vetor1[0]; //a variavel vai ser carregada com primeiro valor do vetor, no caso 10, mostre a variável antes e depois de receber um elemento
* Dica9: O programa abaixo pode ser controlado por uma tecla e o resultado vai para o display
* Dica10: Se for necessário carregar o vetor em uma função, pode faze-lo sem necessidade de carregar o tamanho entre conchetes
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#include //inicia biblioteca e lcd.0
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
byte valor;//variaveis de valores.1
int valoor;//.1
float valooor;//.1
LiquidCrystal lcd(12,11,10,9,8,7);//.0
byte vetor[5];//vetor para numeros.2
int vetoor[10]={10,91,25,43,49,56,600,71,88,9};//.2
float vetooor[10]={0,3,5,9};//.2
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
lcd.begin(16,2);//.0
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
lcd.clear();//limpa lcd
valor=vetor[4];//valor=vetor na posiçao.3(4)
valoor=vetoor[5];//.3(5)
valooor=vetooor[2];//.3(2)
lcd.print(valor);//poda valor no display.4
lcd.print(" ");//espaço
lcd.print(valoor);//.4
lcd.print(" ");//espaço
lcd.print(valooor);//.4
delay(600);//temporiza
}
//sus
* CURSO DE ROBOTICA 2019
*
* Exercicio: 4.1
* Tema: Basico de Vetor
* Atividade: Conhecimentos iniciais sobre vetores
* Descrição: Ralizar a declaração a inicialização dos vetores para os testes dos recursos de programação
* Hardware: Montar o display e a porta serial para as entradas e saídas de dados
* Comandos:
* Dica1: Vetor é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
* Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
* Dica3: Para inicializar o vetor com valores na declaração: char vetor1[5] {10,20,30,40,50}; // declara um vetor tipo char com 5 valores e carrega com os valores da chave
* Dica4: Exercício 1 - Apresentar os valores do vetor1 no display
* Dica5: Exercício 2 - Usar a função for() para apresentar o mesmo resultado
* Dica6: Exercicio 3 - Caso na inicialização do vetor, não preencher todas as posições o compilador preenche com zeros: float vetor1[5] = {5}; // primeiro valor 5 e demais 0, comprove declarando e inicializando o vetor, depois apresente os elementos no display
* Dica7: Exercicio 4 - Para mudar um valor pode acessá-lo diretamente vetor1[3] = 45; //troca o valor da posição 4 de 40 para 45, lembrando que nesse caso começa em 0 e vai a 4, mude algum valor de qualquer vetor e apresente os valores no display para comprovar
* Dica8: Exercicio 5 - Para passar o valor de uma posição do vetor para uma variavel: variavel = vetor1[0]; //a variavel vai ser carregada com primeiro valor do vetor, no caso 10, mostre a variável antes e depois de receber um elemento
* Dica9: O programa abaixo pode ser controlado por uma tecla e o resultado vai para o display
* Dica10: Se for necessário carregar o vetor em uma função, pode faze-lo sem necessidade de carregar o tamanho entre conchetes
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#include //inicia biblioteca e lcd.0
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
byte valor;//variaveis de valores.1
int valoor;//.1
float valooor;//.1
LiquidCrystal lcd(12,11,10,9,8,7);//.0
byte vetor[5];//vetor para numeros.2
int vetoor[10]={10,91,25,43,49,56,600,71,88,9};//.2
float vetooor[10]={0,3,5,9};//.2
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
lcd.begin(16,2);//.0
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
lcd.clear();//limpa lcd
valor=vetor[4];//valor=vetor na posiçao.3(4)
valoor=vetoor[5];//.3(5)
valooor=vetooor[2];//.3(2)
lcd.print(valor);//poda valor no display.4
lcd.print(" ");//espaço
lcd.print(valoor);//.4
lcd.print(" ");//espaço
lcd.print(valooor);//.4
delay(600);//temporiza
}
//sus
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos