Robótica Livre
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Diogo Penha Marques
Diogo Penha Marques
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Diogo Saraiva Exercício 4.1 Empty Diogo Saraiva Exercício 4.1

Qui Set 12, 2024 3:40 pm
Código:

/*
 * CURSO DE ROBOTICA 2019
 *
 * Exercicio: 4.1
 * Tema: Basico de Vetor
 * Atividade: Conhecimentos iniciais sobre vetores
 * Descrição: Ralizar a declaração a inicialização dos vetores para os testes dos recursos de programação
 * Hardware: Montar o display e a porta serial para as entradas e saídas de dados
 * Comandos:
 * Dica1: Vetor é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
 * Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
 * Dica3: Para inicializar o vetor com valores na declaração: char vetor1[5] {10,20,30,40,50}; // declara um vetor tipo char com 5 valores e carrega com os valores da chave
 * Dica4: Exercício 1 - Apresentar os valores do vetor1 no display
 * Dica5: Exercício 2 - Usar a função for() para apresentar o mesmo resultado
 * Dica6: Exercicio 3 - Caso na inicialização do vetor, não preencher todas as posições o compilador preenche com zeros: float vetor1[5] = {5}; // primeiro valor 5 e demais 0, comprove declarando e inicializando o vetor, depois apresente os elementos no display
 * Dica7: Exercicio 4 - Para mudar um valor pode acessá-lo diretamente vetor1[3] = 45; //troca o valor da posição 4 de 40 para 45, lembrando que nesse caso começa em 0 e vai a 4, mude algum valor de qualquer vetor e apresente os valores no display para comprovar
 * Dica8: Exercicio 5 - Para passar o valor de uma posição do vetor para uma variavel: variavel = vetor1[0]; //a variavel vai ser carregada com primeiro valor do vetor, no caso 10, mostre a variável antes e depois de receber um elemento
 * Dica9: O programa abaixo pode ser controlado por uma tecla e o resultado vai para o display
 * Dica10: Se for necessário carregar o vetor em uma função, pode faze-lo sem necessidade de carregar o tamanho entre conchetes
 */

//DEFINICOES INICIAIS
#include <LiquidCrystal.h>//Referencia a biblioteca

//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
LiquidCrystal lcd(12,13,4,5,6,7);//Variavel do display
int vetor[4] = {1,2,3,4};//Vetor de tamanho 4 e os valores sao; nessa ordem; 1, 2, 3, 4
 
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
  lcd.begin(16,2);//Inicia o display configurado em 16 colunas e 2 linhas
  Serial.begin(9600);//Inicia a Serial em 9600 bps
}

//FUNÇÕES COMPLEMENTARES


//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
  for(byte i = 0; i < 4; i++)//Cria variavel byte com valor 0 chamada i, enquanto ela for menor que 4 ela executara o que estiver dentro dos colchetes e depois adicionara 1 a ela
  {
    Serial.println(vetor[i]);//Mostra na serial o numero do vetor na posiçao do valor de i(0 igual a primeiro numero, 1 igual a segundo e assim vai)
    lcd.print(vetor[i]);//Mostra na serial o numero do vetor na posiçao do valor de i
    delay(500);//Tempo de espera de 500 ms
    lcd.clear();//Limpa o display e volta pra primeira casa e primeira coluna
  }
}
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
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Diogo Saraiva Exercício 4.1 Empty Re: Diogo Saraiva Exercício 4.1

Ter Out 08, 2024 9:50 pm
Oi diogo, esse exercício são 5 em 1
Coloca um programa que escreva exercício 1 e realiza o que está no enunciado
Pode usar uma tecla de controle para o exercício 2 e atende ao enuunciado,
Esse esquema até resolver todos, daí pode reiniciar.
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