- Diogo Penha Marques
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Data de inscrição : 29/02/2024
Idade : 14
Escola : Colégio Estadual da Colônia Murici
Diogo Saraiva Exercício 4.1
Qui Set 12, 2024 3:40 pm
- Código:
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2019
*
* Exercicio: 4.1
* Tema: Basico de Vetor
* Atividade: Conhecimentos iniciais sobre vetores
* Descrição: Ralizar a declaração a inicialização dos vetores para os testes dos recursos de programação
* Hardware: Montar o display e a porta serial para as entradas e saídas de dados
* Comandos:
* Dica1: Vetor é uma variável que armazena um conjunto de diversos valores do mesmo tipo
* Dica2: Declaração do vetor int nome_vetor[tamanho]; tipo dos dados, no caso int. Nome do vetor identifica a variável. Entre conchetes vai o tamanho do vetor
* Dica3: Para inicializar o vetor com valores na declaração: char vetor1[5] {10,20,30,40,50}; // declara um vetor tipo char com 5 valores e carrega com os valores da chave
* Dica4: Exercício 1 - Apresentar os valores do vetor1 no display
* Dica5: Exercício 2 - Usar a função for() para apresentar o mesmo resultado
* Dica6: Exercicio 3 - Caso na inicialização do vetor, não preencher todas as posições o compilador preenche com zeros: float vetor1[5] = {5}; // primeiro valor 5 e demais 0, comprove declarando e inicializando o vetor, depois apresente os elementos no display
* Dica7: Exercicio 4 - Para mudar um valor pode acessá-lo diretamente vetor1[3] = 45; //troca o valor da posição 4 de 40 para 45, lembrando que nesse caso começa em 0 e vai a 4, mude algum valor de qualquer vetor e apresente os valores no display para comprovar
* Dica8: Exercicio 5 - Para passar o valor de uma posição do vetor para uma variavel: variavel = vetor1[0]; //a variavel vai ser carregada com primeiro valor do vetor, no caso 10, mostre a variável antes e depois de receber um elemento
* Dica9: O programa abaixo pode ser controlado por uma tecla e o resultado vai para o display
* Dica10: Se for necessário carregar o vetor em uma função, pode faze-lo sem necessidade de carregar o tamanho entre conchetes
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#include <LiquidCrystal.h>//Referencia a biblioteca
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
LiquidCrystal lcd(12,13,4,5,6,7);//Variavel do display
int vetor[4] = {1,2,3,4};//Vetor de tamanho 4 e os valores sao; nessa ordem; 1, 2, 3, 4
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
lcd.begin(16,2);//Inicia o display configurado em 16 colunas e 2 linhas
Serial.begin(9600);//Inicia a Serial em 9600 bps
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
for(byte i = 0; i < 4; i++)//Cria variavel byte com valor 0 chamada i, enquanto ela for menor que 4 ela executara o que estiver dentro dos colchetes e depois adicionara 1 a ela
{
Serial.println(vetor[i]);//Mostra na serial o numero do vetor na posiçao do valor de i(0 igual a primeiro numero, 1 igual a segundo e assim vai)
lcd.print(vetor[i]);//Mostra na serial o numero do vetor na posiçao do valor de i
delay(500);//Tempo de espera de 500 ms
lcd.clear();//Limpa o display e volta pra primeira casa e primeira coluna
}
}
Re: Diogo Saraiva Exercício 4.1
Ter Out 08, 2024 9:50 pm
Oi diogo, esse exercício são 5 em 1
Coloca um programa que escreva exercício 1 e realiza o que está no enunciado
Pode usar uma tecla de controle para o exercício 2 e atende ao enuunciado,
Esse esquema até resolver todos, daí pode reiniciar.
Coloca um programa que escreva exercício 1 e realiza o que está no enunciado
Pode usar uma tecla de controle para o exercício 2 e atende ao enuunciado,
Esse esquema até resolver todos, daí pode reiniciar.
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