exercicio 3.09
2 participantes
- gabriel hoepers
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 02/07/2022
Idade : 12
Escola : lindaura
exercicio 3.09
Ter Mar 26, 2024 9:24 am
/*
* CURSO DE ROBOTICA 2019
*
* Exercicio: 3.9
* Tema: Pisca Texto
* Atividade: Fazer o texto piscar no display
* Descrição: Os pinos do display são RS-EN-D4-D5-D6-D7 e serão ligados nos pinos digitais do arduino
* Hardware: Ligar da seguinte forma: RS=>pino D12; EN=>pino D13; D4=>pino D4; D5=>pino D5; D6=>pino D6; D7=>pino D7, as teclas serão ligados em pinos digitais
* Comandos: LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); lcd.nodispla(); lcd.display();
* Dica1: Será necessário a biblioteca com as funções do LCD, #include
* Dica2: O comando LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); deve ser declarado como variável antes da função setup()
* Dica3: Na função setup() é necessario inicializar o display indicando as colunas e linhas do display lcd.begin(16, 2);
* Dica4: Enviar um texto no display e usar o comando para mostra e o comando que apaga o texto com temporizador para parecer piscando
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#include //carrega a biblioteca
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
LiquidCrystal lcd (12,11,10,9,8,7); //define onde iram os pinos para ligar o display
int tempo = 350; //variavel int nomeada como "tempo"
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
lcd.begin(16,2); //inicializa o display na coluna 16 e linha 2
lcd.print("teste de pisca"); //manda o teste de pisca para o display
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
lcd.display(); //configura o display
delay(tempo); //lembra da variavel int?
lcd.noDisplay(); //desliga o display
delay(tempo); //lembra da variavel int?
}
* CURSO DE ROBOTICA 2019
*
* Exercicio: 3.9
* Tema: Pisca Texto
* Atividade: Fazer o texto piscar no display
* Descrição: Os pinos do display são RS-EN-D4-D5-D6-D7 e serão ligados nos pinos digitais do arduino
* Hardware: Ligar da seguinte forma: RS=>pino D12; EN=>pino D13; D4=>pino D4; D5=>pino D5; D6=>pino D6; D7=>pino D7, as teclas serão ligados em pinos digitais
* Comandos: LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); lcd.nodispla(); lcd.display();
* Dica1: Será necessário a biblioteca com as funções do LCD, #include
* Dica2: O comando LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); deve ser declarado como variável antes da função setup()
* Dica3: Na função setup() é necessario inicializar o display indicando as colunas e linhas do display lcd.begin(16, 2);
* Dica4: Enviar um texto no display e usar o comando para mostra e o comando que apaga o texto com temporizador para parecer piscando
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#include //carrega a biblioteca
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
LiquidCrystal lcd (12,11,10,9,8,7); //define onde iram os pinos para ligar o display
int tempo = 350; //variavel int nomeada como "tempo"
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
lcd.begin(16,2); //inicializa o display na coluna 16 e linha 2
lcd.print("teste de pisca"); //manda o teste de pisca para o display
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
lcd.display(); //configura o display
delay(tempo); //lembra da variavel int?
lcd.noDisplay(); //desliga o display
delay(tempo); //lembra da variavel int?
}
- Monica Moreno
- Mensagens : 685
Data de inscrição : 03/03/2020
Idade : 15
Escola : Colegio Lindaura Ribeiro Lucas
Re: exercicio 3.09
Seg Abr 01, 2024 3:25 pm
Boa Tarde Gabriel
Nota 10.0
Parabens
Nota 10.0
Parabens
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|