1.08 resolvido
2 participantes
- sarah gabrielly
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/09/2023
Idade : 14
Escola : lindaura ribeiro de lucas
1.08 resolvido
Ter Mar 12, 2024 1:34 pm
/*
* Exercicio: 1.8
* Tema: Pinos Digitais
* Atividade: Fazer um pisca-pisca com 2 leds alternando entre um aceso e outro apagado com a velocidade controlada pelas teclas UP(aumenta a velocidade) e DOWN (diminui a velocidade)
* Descrição: Usar a leitura das teclas e multiplicar por uma constante para fazer o incremento e decremento da velocidade
* Hardware: Ligar os leds em dois pinos digital configurado como SAÍDA e as teclas em outros pinos digitais
* Comandos: pinMode, digitalWrite, delay, PULLUP
* Dica1: Usar os operadores matemáticos para aumentar e diminuir o tempo do pisca
* Dica2: A tecla quando não está pressionada fica em HIGH (1) e quando pressiona o pino é aterrado e vem para nível lógico LOW (0)
* Dica3: Todo numero multiplicado por zero 0 é igual a zero, e todo numero somado com zero é igual a ele mesmo
* Dica4: Para incrementar o tempo quando a tecla UP for pressionada, o valor fica 1, deve ser multiplicado por um numero e somado ao valor do tempo
* Dica5: Usar uma variável tipo Byte para o tempo, essa quando chega em 255 e incrementada volta a zero.
* Dica6: Multiplicar 255 por um valor para chegar ao tempo desejado,
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3 //Definido que o pino 3 vai se chamar "led1"
#define led2 4 //Definido que o pino 4 vai se chamar "led2"
#define teclaup 2 //Definido que o pino 2 vai chamar-se "teclaup"
#define tecladown 13 //Definido que o pino 13 vai chamar-se "tecladown"
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte tempo= 10;
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(led1, OUTPUT);
pinMode(led2, OUTPUT);
pinMode(teclaup, INPUT_PULLUP);
pinMode(tecladown, INPUT_PULLUP);
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
tempo -=!digitalRead(teclaup)*10;
tempo +=!digitalRead(tecladown)*10;
digitalWrite(led1, HIGH);
digitalWrite(led2, LOW);
delay(tempo);
digitalWrite(led1, LOW);
digitalWrite(led2, HIGH);
delay(tempo);
}
* Exercicio: 1.8
* Tema: Pinos Digitais
* Atividade: Fazer um pisca-pisca com 2 leds alternando entre um aceso e outro apagado com a velocidade controlada pelas teclas UP(aumenta a velocidade) e DOWN (diminui a velocidade)
* Descrição: Usar a leitura das teclas e multiplicar por uma constante para fazer o incremento e decremento da velocidade
* Hardware: Ligar os leds em dois pinos digital configurado como SAÍDA e as teclas em outros pinos digitais
* Comandos: pinMode, digitalWrite, delay, PULLUP
* Dica1: Usar os operadores matemáticos para aumentar e diminuir o tempo do pisca
* Dica2: A tecla quando não está pressionada fica em HIGH (1) e quando pressiona o pino é aterrado e vem para nível lógico LOW (0)
* Dica3: Todo numero multiplicado por zero 0 é igual a zero, e todo numero somado com zero é igual a ele mesmo
* Dica4: Para incrementar o tempo quando a tecla UP for pressionada, o valor fica 1, deve ser multiplicado por um numero e somado ao valor do tempo
* Dica5: Usar uma variável tipo Byte para o tempo, essa quando chega em 255 e incrementada volta a zero.
* Dica6: Multiplicar 255 por um valor para chegar ao tempo desejado,
*/
//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3 //Definido que o pino 3 vai se chamar "led1"
#define led2 4 //Definido que o pino 4 vai se chamar "led2"
#define teclaup 2 //Definido que o pino 2 vai chamar-se "teclaup"
#define tecladown 13 //Definido que o pino 13 vai chamar-se "tecladown"
//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte tempo= 10;
//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(led1, OUTPUT);
pinMode(led2, OUTPUT);
pinMode(teclaup, INPUT_PULLUP);
pinMode(tecladown, INPUT_PULLUP);
}
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES
//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
tempo -=!digitalRead(teclaup)*10;
tempo +=!digitalRead(tecladown)*10;
digitalWrite(led1, HIGH);
digitalWrite(led2, LOW);
delay(tempo);
digitalWrite(led1, LOW);
digitalWrite(led2, HIGH);
delay(tempo);
}
Re: 1.08 resolvido
Sex maio 17, 2024 10:27 pm
Oi Sarah, o programa funcionou mas sem os comentários interpreto que não entendeu bem o funcionamento.
Esse exercício tem operações aritmeticas associadas a lógica, segue uma questão para ajudar na interpretação. Nota 5.0 até comentar ou responder
Exercício 1.8
Porque ao teclar para aumentar a velocidade do led, após atingir a velocidade máxima, ele volta a ficar lento mesmo teclando para aumentar?
Esse exercício tem operações aritmeticas associadas a lógica, segue uma questão para ajudar na interpretação. Nota 5.0 até comentar ou responder
Exercício 1.8
Porque ao teclar para aumentar a velocidade do led, após atingir a velocidade máxima, ele volta a ficar lento mesmo teclando para aumentar?
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