Robótica Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Gigio
Gigio
Mensagens : 68
Data de inscrição : 09/03/2022
Idade : 17
Escola : Colegio Estadual Professor Lindaura Ribeiro Lucas

Exercício 3.12 Empty Exercício 3.12

Qua Nov 30, 2022 2:33 pm
/*
CURSO DE ROBOTICA 2019

Exercicio: 3.12
Tema: Caractere no Display
Atividade: Gerar alguns caracteres especialis e escrever no display
Descrição: Os pinos do display são RS-EN-D4-D5-D6-D7 e serão ligados nos pinos digitais do arduino
Hardware: Ligar da seguinte forma: RS=>pino D12; EN=>pino D13; D4=>pino D4; D5=>pino D5; D6=>pino D6; D7=>pino D7, os sensores serão ligados em pinos analógicos
Comandos: LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); createChar(); lcd.write();
Dica1: Será necessário a biblioteca com as funções do LCD, #include
Dica2: O comando LiquidCrystal(12,13,4,5,6,7); deve ser declarado como variável antes da função setup()
Dica3: Na função setup() é necessario inicializar o display indicando as colunas e linhas do display lcd.begin(16, 2);
Dica4: O caracere especial é desenhado a partir de um vetor com dados binarios, onde os 5 primriros bits correspondem aos pixem da linha do caractere do display
Dica5: Como ainda não trabalhamos vetores, para declarar o vetor basta copiar o codigo abaixo:
byte customChar[] = { //o nome do vetor nesse caso customChar pode ser trocado conforme sua vontade
B00000, //o bit que for colocado em 1 vai acender no display
B00000,
B00000,
B00000,
B00000,
B00000,
B00000,
B00000};
Dica6: O comando lcd.createChar(0, customChar); // Cria o caractere na do vetor na posição 0 , existem 8 posições de caractere customizado. do 0 a 7
Dica7: Para escrever no display usa a função lcd.write(0); // No caso escreve no display o caractere da posição 0
Dica8: Resumindo: 1 - Declara um vetor com o desenho; 2 - Coloca o vetor numa das 8 posições de caractere; 3 - Escreve a posição no display
Dica9: Nesse site tem uma ferramenta para gerar o codigo do display https://maxpromer.github.io/LCD-Character-Creator/
*/

//DEFINICOES INICIAIS
#include //Inclui a biblioteca do LCD,

//DECLARAcAO DE VARIAVEIS GLOBAIS
LiquidCrystal LCD(9, 8, 7, 6, 5, 4); //Os pinos 9,8,7,6,5,4 serão utilizados pelo LCD,
byte amogus[] = { //Vetor com os valores do caractere especial "amogus",
B00000,
B00000,
B00000,
B01111,
B11111,
B11111,
B01101,
B01101
};

//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
LCD.begin(16, 2); //Inicia o LCD,
LCD.clear(); //Limpa o LCD,
LCD.createChar(1, amogus); //Cria um caractere especial com os valoress do vetor amogus,
LCD.home(); //Manda o cursor ao início da primeira linha,
LCD.write(1); //Escreve esse caractere especial no LCD,
LCD.print(" amogus "); //Escreve "amogus" no LCD,
LCD.write(1); //Escreve esse caractere especial no LCD.
}

//FUNÇÕES COMPLEMENTARES


//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {

}
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
Admin
Mensagens : 5715
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 53
Escola : Colegio Lindaura
https://roboticalivre.forumeiros.com

Exercício 3.12 Empty Re: Exercício 3.12

Qui Mar 16, 2023 10:20 pm
Oi Giovanni, testei e não apareceu o caractere, olhando o programa parece inacabado. Aguardo concluir.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos