Robótica Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lucca senn dallagassa
lucca senn dallagassa
Mensagens : 333
Data de inscrição : 09/03/2020
Idade : 17
Escola : Lindaura Ribeiro Lucas

exercicio 2.17 Empty exercicio 2.17

Qui maio 27, 2021 9:51 am

/*
* CURSO DE ROBOTICA 2020
*
* Exercicio: 2.17
* Tema: Switch Case
* Atividade: Sequencial randomico
* Descrição: Fazer um sequencial com 6 leds em uma sequencia randomica
* Hardware: Ligar 6 leds em pinos digitais configurado como SAÍDA
* Comandos: pinMode, digitalRead, digitalWrite, Switch Case, break, random
* DICA1: Usar a função random() para gerar números entre 1 e 6, nesse caso deve ser configurado até 7
* DICA2: Fazer um switch do numero gerado pela função random()
* DICA3: No case acender o led correspondente, temporizar, apagar.
*/

//DEFINICOES INICIAIS
#define pisca1 3 //Definido que o pino 3 vai se chamar "pisca1"
#define pisca2 4 //Definido que o pino 4 vai se chamar "pisca2"
#define pisca3 5 //Definido que o pino 5 vai se chamar "pisca3"
#define pisca4 6 //Definido que o pino 6 vai se chamar "pisca4"
#define pisca5 7 //Definido que o pino 7 vai se chamar "pisca5"
#define pisca6 8 //Definido que o pino 8 vai se chamar "pisca6"

//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
byte valor;//Variável para ser atribuído o valor da variável valor , que corresponde ao valor dos pinos dos piscas
int tempo=200;//Variável para ser atribuído o valor de parada
//FUNÇÕES COMPLEMENTARES


//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode(pisca1, OUTPUT); //programado o pisca1 como saida
pinMode(pisca2, OUTPUT); //programado o pisca2 como saida
pinMode(pisca3, OUTPUT); //programado o pisca3 como saida
pinMode(pisca4, OUTPUT); //programado o pisca4 como saida
pinMode(pisca5, OUTPUT); //programado o pisca5 como saida
pinMode(pisca6, OUTPUT); //programado o pisca6 como saida
}

//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
valor=(random(1,7));//A variável valor terá o seu valor randomizado entre 1 e 7 , ou seja de acordo com as regras da função random , serão valores entre 1 e 6
switch(valor){//Os valores randômicos da variável valor serão usasdos na função switch
case 1 ://Se o valor da variável valor for igual a 1 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca1,HIGH);//O pisca1 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca1,LOW);//O pisca1 irá apagar
break;//O programa será interseptado e irá sair fora do bloco
case 2 ://Se o valor da variável valor for igual a 2 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca2,HIGH);//O pisca2 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca2,LOW);//o pisca2 irá apagar
break;//O programa será interseptado e irá sair fora do bloco
case 3 ://Se o valor da variável valor for igual a 3 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca3,HIGH);//O pisca3 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca3,LOW);//o pisca3 irá apagar
break;//O programa será interceptado e irá sair fora do bloco
case 4 ://Se o valor da variável valor for igual a 4 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca4,HIGH);//O pisca4 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca4,LOW);//o pisca4 irá apagar
break;//O programa será interceptado e irá sair fora do bloco
case 5 ://Se o valor da variável valor for igual a 5 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca5,HIGH);//O pisca5 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca5,LOW);//o pisca5 irá apagar
break;//O programa será interceptado e irá sair fora do bloco
case 6 ://Se o valor da variável valor for igual a 6 , irá rodar o bloco abaixo
digitalWrite(pisca6,HIGH);//O pisca6 irá acender
delay(tempo);//O valor de parada de tempo será o valor da variável tempo
digitalWrite(pisca6,LOW);//o pisca6 irá apagar
break;//O programa será interceptado e irá sair fora do bloco
}
}
BielRibas
BielRibas
Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/02/2019
Idade : 18
Escola : Col. Lindaura

exercicio 2.17 Empty Re: exercicio 2.17

Sex maio 28, 2021 1:18 pm
Parabéns! Está indo bem Lucca.
Nota 10.0
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
Admin
Mensagens : 5798
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 53
Escola : Colegio Lindaura
https://roboticalivre.forumeiros.com

exercicio 2.17 Empty Re: exercicio 2.17

Dom maio 30, 2021 7:38 pm
Nota lançada
Conteúdo patrocinado

exercicio 2.17 Empty Re: exercicio 2.17

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos