Robótica Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Mirella Maioli
Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/03/2020

Exercício 1.4 de Mirella Empty Exercício 1.4 de Mirella

Sáb Abr 11, 2020 11:17 am
/*
* Exercicio: 1.4
* Tema: Pinos Digitais
* Atividade: Sequencial de 6 LEDS
* Descrição: fazer os 3 leds mais o led RGB piscarem de forma sequencial controlado por uma variavel de tempo
* Hardware: Ligar os 6 leds em seis pinos digital configurados como SAÍDA
* Comandos: pinMode, digitalWrite, delay,
* Dicas: Usar uma variavel para armazenar o tempo de espera entre as trocas de estado
*/

//DEFINICOES INICIAIS
#define led1 3 //Pino 3 irá se chamar led1
#define led2 4 //Pino 4 ira se chamar led2
#define led3 5 //Pino 5 irá se chamar led3
#define led4 6 //Pino 6 ira se chamar led4
#define led5 7 //Pino 7 irá se chamar led5
#define led6 8 //Pino 8 ira se chamar led6

//DECLARAcAO DE VARIAVEIS
int otaku =200; //tempo :3 (emoji representando "hehe" = :3)

//INICIALIZAÇÃO DO HARDWARE
void setup() {
pinMode (led1, OUTPUT); //configurado como saÍda
pinMode (led2, OUTPUT); //configurado como saida
pinMode (led3, OUTPUT); //configurado como saÍda
pinMode (led4, OUTPUT); //configurado como saida
pinMode (led5, OUTPUT); //configurado como saÍda
pinMode (led6, OUTPUT); //configurado como saida

}

//FUNÇÕES COMPLEMENTARES


//PROGRAMA PRINCIPAL
void loop() {
digitalWrite (led1, HIGH); //O led1 vai ligar e soltar el brilho
digitalWrite (led6, LOW); //O led6 vai desligar pq no "final" ele n teve a programação para desligar :3 ( :3 = emoji )
delay (otaku); //é o tempo determinado entre o proximo led acender e o antigo apagar
digitalWrite (led2, HIGH); //O led2 vai acender hehe
digitalWrite (led1, LOW); //o led1 vai apagar no momento em q o led 2 acender
delay (otaku); //o tempo entre a próxima troca
digitalWrite (led3, HIGH); //led3 irá acender
digitalWrite (led2, LOW); //led2 vai "morrer" ao mesmo tempo em q o led3 irá acender
delay (otaku); //tempo para o próximo 'round' (nota : "round" é tipo rodada, geralmente utilizada em jogos de lutas :3 )
digitalWrite (led4, HIGH); //o Ms. led4 vai acender
digitalWrite (led3, LOW); //o led3 em sua batalha contra o tempo acabou perdendo e se apagou em sua torre de marshmallow
delay (otaku); //tempo do round two (nota: two é 'dois' em inglês para caso vc n saiba o básico de inglês ^^ )
digitalWrite (led5,HIGH); // led5 descobrindo q o led3 havia se apagado ficou em choque e imaginou q foi o led4 q o apagou, então o led5 apagou o led4
digitalWrite (led4, LOW); //led4 foi apagado pelo led5
delay (otaku); //tempo para round tree
digitalWrite (led6, HIGH); //led6 vendo o q havia acontecido tentou explicar para led5 mas ele n o escutou e tentou elimina-lo
digitalWrite (led5, LOW); //led6 em defesa apagou o led5. REUSMINDO led5 apaga
delay (otaku); // tempo para o final round (nota: led1 elimina led6, pq led1 era melhor amigo de led5)


}
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
Admin
Mensagens : 5039
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 52
Escola : Colegio Lindaura
https://roboticalivre.forumeiros.com

Exercício 1.4 de Mirella Empty Re: Exercício 1.4 de Mirella

Sáb Abr 11, 2020 11:40 am
Muito bom, esse está perfeito. Nota 10.0
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos