Robótica Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Paulo Augusto Batista
Paulo Augusto Batista
Admin
Mensagens : 5021
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 52
Escola : Colegio Lindaura
https://roboticalivre.forumeiros.com

Aprendendo a Programar Empty Aprendendo a Programar

Ter Mar 19, 2019 1:20 am
Olá turma,

Essa mensagem é para vocês que estão iniciando na robótica e se deparando com a programação.

O arduino é programado usando a linguagem em C, que torna suas aplicações muito flexíveis possibilitando ao programador criar as mais incríveis soluções,  o limite está na capacidade criativa e nas necessidades do desenvolvedor. Como o hardware tem diversas entradas e saídas, as principais aplicações estão em leitura de sensores, tomada de decisão e atuação em dispositivos que geram um trabalho. Ideal para construção de máquinas, instrumentos, automação de tarefas, etc...

A linguagem  C foi criada em 1972 e aperfeiçoada até a versão ANSI em 1989, serviu para facilitar a programação dos computadores e ainda é muito utilizada em diversas áreas, sua estrutura serve de base para outras várias linguagens, e quem domina o C terá facilidade de programar em diversas plataformas. É tão importante que quem optar em qualquer faculdade na área de exatas vai se deparar com alguma matéria de programação em C.

Vocês devem estar sentindo a mesma dificuldade que eu tinha quando estava aprendendo. É muita informação nova e exige conhecimento sobre o hardware e a linguagem não facilita muito no quesito de ser intuitiva. Temos que programar exatamente no formato que foi concebido, cada linha, cada ponto, cada virgula deve estar no lugar certo, senão o compilador da um erro que é bem difícil de interpretar e ainda não diz em qual linha está o erro, tem que ficar procurando.

Então como fazemos para aprender a programar em C? A resposta é simples, programando. Não tem jeito, quanto mais exercícios fizerem e mais treinarem melhores serão em programação, o olho vai ficando treinado e a sintaxe fica evidente, tudo vai ficando mais fácil. Neste curso foram preparados aproximadamente 20 exercícios em cada um dos 4 capítulos. Essa é a fase de desenvolvimento da linguagem, e precisamos nos esforçar para resolve-los.

Para auxiliar na resolução dos exercícios vou publicar as respostas logo abaixo, algumas vão estar faltando somente os comentários, outras vai faltar um pedaço do código ou vai ter algum erro . Quem puder tente resolver o programa inteiro sem olhar na resposta, isso vai lhe dar maior aprendizado. Com dedicação vamos vencer esses desafios da programação, os kits estão na sala de recursos e aproveitem bem esse momento para aprender. Coloquem como meta pessoal resolver 5 exercícios a cada oportunidade.

As duvidas que tiverem sobre o exercício ou erros que aparecerem, primeiro tente resolver, se dedique, mas se mesmo assim não conseguir pode publicar no próprio tópico do exercício, assim vamos colecionando um catalogo de resolução que vai ajudando a todos. Diariamente acesso e respondo as duvidas, corrijo os programas e avalio os que funcionaram. Lembre-se os programas que funcionarem  devem ser postados no seu grupo, os que não funcionarem devem ser postados no tópico do exercício para ajuda, conte comigo para ajudar.

Sei que nesse grupo estão os melhores alunos e tenho certeza que todos são capazes de dominar essa pequena e maravilhosa máquina.

Paulo Augusto Batista
Tecnologia a Favor do Ensino, Evolução para Nossa Sociedade
Aprendendo a Programar Evoluc10
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos