Exercícios 2.6 e 2.14
Sáb Set 21, 2019 6:21 pm
- No capítulo 1 e grande parte do capítulo 2 fizemos programas simples que controlam sensores e atuadores com algum resultado. Mas alguns exercícios estão exigindo que resultado de algum programa controle o outro.
- Os exercícios 2.6 e 2.14 são apenas dois exemplos de exercícios que usam interação entre dois blocos de programas.
- Digo interação quando o evento de um bloco de comandos interage com outros blocos do programa.
- Nesses dois exemplos pede uma tecla para ligar e desligar alguma função de outro programa
- A forma de resolver esse problema é usando a função E, & (para operações bitwise de 8 bits), && (para operações lógicas mais simples)
- A sugestão é utilizar uma variável da parte A para controlar a parte B, ou seja,
a) No caso do programa 2.6 pede uma tecla para desligar o buzzer do alarme de temperatura
b) Vamos usar o programa 2.2, que tem a variável aceso usada para acender um led, que agora vamos usar para ligar um buzzer
c) O programa do alarme de temperatura usa if(), se a temperatura maior que um valor aciona um alarme
d) O programa pede ainda a intermitência, que é resolvida com a função millis() controlando o tempo
d) Então vai acionar, se a temperatura alta, E , se o tempo atender a lógica de controle, E, se o aceso estiver habilitado (VERDADEIRO). Essa equação é escrita usando o operador lógico & ou && conforme situação. No caso do 2.6 o operador lógico atende, já no caso do 2.14 precisa ser bitwise.
- Os exercícios 2.6 e 2.14 são apenas dois exemplos de exercícios que usam interação entre dois blocos de programas.
- Digo interação quando o evento de um bloco de comandos interage com outros blocos do programa.
- Nesses dois exemplos pede uma tecla para ligar e desligar alguma função de outro programa
- A forma de resolver esse problema é usando a função E, & (para operações bitwise de 8 bits), && (para operações lógicas mais simples)
- A sugestão é utilizar uma variável da parte A para controlar a parte B, ou seja,
a) No caso do programa 2.6 pede uma tecla para desligar o buzzer do alarme de temperatura
b) Vamos usar o programa 2.2, que tem a variável aceso usada para acender um led, que agora vamos usar para ligar um buzzer
c) O programa do alarme de temperatura usa if(), se a temperatura maior que um valor aciona um alarme
d) O programa pede ainda a intermitência, que é resolvida com a função millis() controlando o tempo
d) Então vai acionar, se a temperatura alta, E , se o tempo atender a lógica de controle, E, se o aceso estiver habilitado (VERDADEIRO). Essa equação é escrita usando o operador lógico & ou && conforme situação. No caso do 2.6 o operador lógico atende, já no caso do 2.14 precisa ser bitwise.
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